Infraestrutura

A Faculdade Divinópolis- FACED oferece à comunidade acadêmica e externa uma ampla e qualificada infraestrutura física. No setor administrativo, destaca-se a disponibilidade de salas para direção, coordenadores de curso, professores, núcleo de pesquisa pós-graduação e extensão, coordenação de estágio, acompanhamento psicopedagógico, NDE, CPA, departamento de registro e controle acadêmicos, assessoria de comunicação, secretaria de apoio acadêmico às coordenações, núcleo de informática, tesouraria, dentre outros. Todas as salas possuem dimensões adequadas para o fim proposto, são arejadas e possuem estrutura para acesso à internet e telefonia. Reformas e melhoramentos são feitos quando necessários e a IES se preocupa em melhorar cada vez mais as condições a serem oferecidas aos alunos.

A IES oferece aos acadêmicos e comunidade área de convivência, importantes para os momentos de integração e socialização pessoal e profissional. Neste sentido, a área de convivência da Faculdade foi planejada para proporcionar um ambiente adequado para o convívio social, configurando-se em um espaço agradável e direcionado para as atividades acadêmicas extra sala de aula. Também oferece pleno acesso para portadores de necessidades especiais. A existência de elevador e rampa permite o acesso sem dificuldades aos portadores de necessidades especiais, especialmente aos cadeirantes.

A Faculdade conta com um auditório adequadamente mobiliado, equipado com 01 computador, com multimídia e projetor de imagem, com caixas acústicas e 04 microfones wireless. O Auditório possui capacidade para 130 pessoas. Também dispõe de uma sala específica de multimeios adequadamente mobiliado, equipado com 01 computador com acesso à internet, com multimídia e projetor de imagem, com caixas acústicas. O espaço tem capacidade para 60 alunos.

 

Salas de Aula

As salas de aulas oferecidas pela FACED atendem de forma adequada aos principais requisitos necessários para o bom desempenho das atividades de ensino aprendizagem programadas pela Faculdade. A iluminação, a acústica e a conservação das salas de aula são adequadamente atendidas, permitindo a privacidade necessários nas atividades letivas, tanto para estudantes, quanto para professores. Contam ainda com murais de avisos, quadros, tela para projeção, projetor de imagens e multimídias, mesa de atendimento para o professor, proporcionando comodidade e praticidade para professores e alunos. Todas as salas de aula da Faculdade possuem acesso à Wireless e o acesso é liberado apenas após o prévio registro junto ao setor de informática.

 

Biblioteca

A Biblioteca da IES está instalada em uma área de 226,82 m². Dispõe de uma instalação correspondente ao uso pela comunidade acadêmica, todos os ambientes são adequadamente iluminados, possui boas condições térmicas para que o usuário possa sentir-se disposto a desenvolver suas atividades. O acervo da Biblioteca é informatizado, utiliza o sistema RM SISTEMAS. Através do Sistema RM BIBLIOS, a Biblioteca controla todas as funções de circulação: empréstimos, renovações, reservas, controle de atrasos e cobrança de taxas por devolução em atraso. O Sistema envia e-mails de avisos de atrasos, devoluções e a disponibilidade da publicação reservada.

A Biblioteca está organizada segundo os princípios de biblioteconomia, com recursos informatizados e sob a gestão de uma bibliotecária, juntamente com sua equipe de assistentes. Supervisão da qualidade e da suficiência das instalações típicas equipamentos dos laboratórios; do acervo da biblioteca, hemeroteca, videoteca, e da adequação da política de uso dos espaços e equipamentos.

Atende à comunidade universitária nos setores de ensino, pesquisa e extensão, dando suporte aos alunos para a normalização de trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT, cobrindo todas as áreas do conhecimento e contribuindo para a sua formação técnica, científica e pessoal; sendo alguns de seus serviços oferecidos, também, à comunidade em geral. Atenção especial é dada ao usuário portador de necessidades especiais, sendo seu atendimento personalizado e direcionado de forma a suprir seus interesses de pesquisa e empréstimo. Os usuários têm acesso direto ao acervo, O acervo está exposto em estantes devidamente identificadas, o que facilita o seu acesso aliado ao sistema de pesquisa informatizada.

O acervo da Biblioteca da Faculdade Divinópolis- FACED é aberto ao público e conta com aproximadamente 23.983 exemplares entre livros, revistas, jornais, CDs, DVDs e monografias. A biblioteca conta com, aproximadamente, 7.641 títulos e 18.141 exemplares. Monografias e Dissertação 684 exemplares, Periódicos 4.835 e 323 vídeos (CR ROM, fita de vídeo e cd de áudio). Conta também com 16 assinaturas (entre impressas e digitais), CDs, DVDs 180, conforme mostra o quadro.

 

 

ÁREAS

TÍTULOS

VOLUMES

PERÍODICOS

VÍDEO

Assinaturas Correntes

Não Correntes

Nacionais

Ciências Exatas e da terra

917

2.503

4

63

03

Ciências Biológicas

24

200

01

Engenharia/Tecnologia

298

655

3

Ciências da Saúde

16

54

01

02

Ciências Agrárias

Ciências Sociais Aplicadas

3.843

8.601

05

105

133

Ciências Humanas

1.447

3.687

01

03

01

Lingüística Letras e Artes

1.037

2.283

2

41

118

Multidisciplinar

54

158

3

 

68

TOTAL

7.641

18.141

16

215

323

 

 

O local ainda conta com espaço para leitura e estudos, através de salas e estudo em grupo e individual e baias com computadores, além do balcão de atendimento, área de lazer (leitura livre), mesas para estudos distribuídas em uma área de 226,82 m ². Todo o ambiente é arejado (climatizado) e há acesso à Internet sem fio em toda a Biblioteca.

O espaço funciona de Segunda à sexta-feira, de 13h às 22h e aos sábados entre 8h e 12h. A inscrição na Biblioteca “Alberto Deodato” é permitida somente ao corpo docente, discente, estagiários ex-alunos e funcionários da IES, mediante apresentação de documento que comprove o vínculo com a Instituição. A inscrição é providência preliminar e obrigatória para que o usuário possa utilizar os serviços, implicando ainda, o compromisso de aceitar as normas estabelecidas.

O local ainda oferece a Biblioteca Digital e Teses e Dissertações da Sociedade Dom Bosco de Educação e Cultura SODBEC / FACED, através do Núcleo de Pesquisa e Pós-graduação IPPEX que é responsável pela pesquisa, ensino e extensão de cursos, que conta com uma equipe multidisciplinar para o seu desenvolvimento.

 

Informática

A Faculdade conta com dois laboratórios de informática. O laboratório I, com aproximadamente 84 m2, possui 36 terminais com acesso à Internet para alunos, 01 projetor de imagens multimídia, com 72 cadeiras almofadas. Já o laboratório II, com aproximadamente 48 m2, contém 21 micros com acesso à Internet, com 42 cadeiras almofadadas e 01 projetor de imagens multimídia. Os laboratórios funcionam diariamente a partir das 17 horas até as 22 horas. A IES conta também, com um laboratório de apoio, com oito computadores para alunos, com acesso à Internet. Os laboratórios funcionam das 13 horas até as 22 horas, de segunda a sexta-feira.

 

Laboratório de Desenho I e II

Consiste em um espaço específico para o aprendizado das técnicas de desenhos necessárias ao profissional de moda. Neste espaço especificamente pensado para aulas de desenho, as mesas são dispostas de forma a todos os alunos terem perfeita visão do objeto a ser observado e reproduzido, assim como a iluminação é específica para permitir a observação de volumes e sombras. O espaço é aberto e disponível ao aluno para outras atividades como oficinas de desenhos e croquis, oficinas de composição de cor e afins.

 

Laboratório de Modelagem

O Laboratório é utilizado para as aulas práticas. É onde os acadêmicos aprendem a desenvolver a modelagem plana e protótipos de peças básicas do vestuário feminino e masculino, ampliação e redução de moldes etc. Na disciplina é desenvolvida a modelagem bidimensional, onde os alunos fazem análise de noções de caimento, volume, ergonomia, conforto e vestibilidade da peça.

 

Laboratório de Moulage e Prototipagem

É um espaço dedicado ao aprendizado da modelagem dos tecidos na forma tridimensional e construção das diferentes formas do vestuário. São realizadas análises de modelagem através de técnicas de moulage a experimentação de diversos tecidos e materiais e formas de modelar. O laboratório de prototipagem possui manequins de moulage, maquinas portáteis, facilitando o manuseio para quem não tem conhecimento anterior de costura e possui também máquinas industrias para melhor interação escola/empresa. Apesar de se tratar de um laboratório experimental, onde o principal objetivo é trazer ao acadêmico o interesse pelo fazer científico através de experiências, onde possa ter a liberdade de criar novas possibilidades e novos métodos em relação a modelagem e a produção de acabamentos, não se esquecendo de perpetuar técnicas milenares da costura.

 

Laboratório de Tecnologia Têxtil e Estamparia

O laboratório de estamparia atende especificadamente os trabalhos de gravação, impressão e multiplicação de imagens serigráficas, além de realizar experiências em diversas áreas relacionadas a estamparia. Trata-se de um suporte fundamental para estudantes de moda, pois constitui um espaço que possibilita o desenvolvimento de pesquisas e experiências e novas técnicas serigráficas. Estando o mesmo equipado com mesa de impressão, materiais para gravação, entre outros. O laboratório atende, em média, 50 alunos por turma, além de oferecer cursos de extensão para toda região Centro Oeste Mineira.

No que compreende o Laboratório de Tecnologia Têxtil os alunos aprendem sobre as propriedades físicas dos tecidos, desenvolvem e criam novas tramas e estruturas, por meio do estudo da tecnologia contemporânea e do resgate de técnicas e padrões típicos da artesania brasileira. Lá é possível conhecer os diversos tipos de tecidos (características físico-químicas, propriedades biológicas, propriedades físicas) e a possibilidade de criação de novos produtos com o aprendizado das técnicas têxteis.

 

Laboratório de Fotografia e Vídeo

O Laboratório de Fotografia e Vídeo da Faculdade de Arte de Design está adequado com equipamentos e áreas específicas para cada atividade necessária à teoria e prática de fotografia e todos os seus processos, focando principalmente à fotografia de moda.

 

Teciteca e Atelier de Criação

Contendo um conjunto organizado e catalogado de amostras têxteis, incluindo periódicos e catálogos para pesquisa, a teciteca da IES tem por objetivo interpor na dimensão de interdisciplinaridade da faculdade – o ensino, a pesquisa e a extensão – funcionando como um espaço para elaboração e disseminação do conhecimento. É um espaço dinâmico e interativo que busca a divulgação da informação têxtil, a pesquisa de materiais e a criação de novos produtos, através de bandeiras têxteis, books de tendências e vídeos para atender as necessidades da comunidade acadêmica, empresarial, profissional e interessada na área têxtil.  

 

Empresa júnior

A IES conta ainda com a Empresa Júnior que está instalada em uma área de aproximadamente 168 m2, sendo 73,50 m2de área de estacionamento e 94,5 m2de área construída, dividas em salas de projetos, recepção, sala de reuniões, cozinha, banheiros, todos os setores estão equipados e adequados ao fim a que se destinam. Esta é uma associação civil formada por alunos de graduação da IES, sob a supervisão de professores, que oferece serviços de consultoria e projetos de desenvolvimento às empresas e instituições do mercado.

 

Laboratório de Neuroanatomia

As disciplinas Neuroanatomia, Neurofisiologia, Neuropsicologia, Psicofarmacologia e Psicopatologia ocorrem neste laboratório, montado para essa finalidade, dispondo de material especifico, adquirido pela IES, exclusivamente para uso destas disciplinas.

 

Núcleo de Atendimento Psicológico/Clínica Escola

A clínica presta serviços psicológicos à comunidade em geral, tanto no nível individual, como grupal, está localizada no 9º andar. As salas estão distribuídas em: sala de espera e secretaria dos serviços psicológicos; sala fixa para arquivos destinando-se à supervisão de núcleo de Psicologia; sala de atendimento à criança, atendimento individual e atendimento em grupo; sala de coordenação e biblioteca e sala do núcleo de Psicologia aplicada/ secretaria.

 

Núcleo de Prática Jurídica

A Faculdade Divinópolis/ FACED através do curso de Direito, mantém seu Núcleo Jurídico aberto à comunidade, prestando serviços de relevância social à Comunidade. De forma geral, o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Divinópolis é o órgão supervisor da realização do estágio curricular, extracurricular e outras atividades práticas. Visa contribuir para a formação acadêmica do estudante dando a ele recursos necessários para o aprendizado, o exercício e o aperfeiçoamento da prática da advocacia.