Faced Sênior

O Programa FACED Sênior, integrado ao Instituto de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (IPPEX), é um conjunto de projetos voltados para o público da terceira idade, com atividades especialmente dirigidas a cidadãos seniores, com percursos e conteúdos adequados à sua faixa etária. O programa oferece atividades que buscam promover o convívio entre iguais, possibilitando à partilha de experiência e consequente melhoria na qualidade de vida dos participantes, o que beneficia toda a sociedade.

O projeto oferta o curso de extensão “Envelhecimento e velhice – um novo jeito de ser”, que conta com uma carga horária de 120 horas, distribuídas em 4 módulos de 30 horas cada, sendo 24 horas presenciais e 6 horas de atividades complementares. Cada módulo tem a duração de 10 semanas, com 1 encontro presencial semanal de 3 horas-aula.

Os temas abordados durante os estudos são: “Direito e Cidadania”, “Saúde Biopsicossocial”, “Autogestão, Auto Defesa e Família” e “Cotidiano e Cultura – Aspectos Psicológicos e Sociais”. São ofertadas também as oficinas de “Informática Básica”, “Ginástica Funcional Sênior”, “Língua Portuguesa”, “Direito”, “Artes”, “Xadrez”, “Envelhecimento e Psicanálise”, em parceria com os alunos do Curso de Psicologia; e “Desenho Artístico”.

 

HISTÓRIA

As atividades do Programa FACED Sênior tiveram início em março de 2004, com a criação da primeira Faculdade Aberta para Terceira Idade do centro-oeste mineiro. Após a formatura da primeira turma em julho de 2005, e atendendo a novas demandas, houve por parte dos alunos o desejo de permanecer no Programa. Novas oficinas foram criadas dando ênfase a Arte de Envelhe (Ser). Além do projeto específico para pessoas com 50 anos, outros foram elaborados incluindo os familiares dos alunos. Portanto, o programa foi ampliado para atender jovens e adultos, oferecendo as oficinas de “Artes” (bordados, teatro, dança de salão, dança circular, canto livre, desenho artístico e pintura em tecido); “Treinamento da Memória” e “Alfabetização”.

A oficina da “Boa Convivência de Cuidadores de Idosos” ministrou seminários para autoconhecimento e apoio à relação mútua. A oficina “Centro de Ampliação do Conhecimento” aconteceu com o aprendizado de idiomas, tais como Inglês, Espanhol, Italiano e Língua Portuguesa. Noções básicas de “Informática” com o objetivo da inclusão digital completaram o círculo dos conhecimentos.

Eventos artísticos foram realizados em teatros, praças públicas, hospitais e instituições de longa permanência. O Programa FACED Sênior ainda teve uma revista publicada, intitulada “Almanaque” e o CD “Comece o Dia Cantando”, gravado pelos alunos da “Oficina Melodiarte”.

Em 2010, a Faculdade Aberta para Terceira Idade do Programa FACED Sênior alterou o seu perfil, buscando, assim, atualizar-se, dando abrangência para o cidadão, como pessoa que busca aprimorar o conhecimento.

 

Aula inaugural do programa Faced Sênior, realizada em fevereiro de 2018.

 

FUNCIONAMENTO

As atividades do Programa FACED Sênior acontecem três vezes por semana, sendo de terça à quinta-feira, de 13h30min às 17h.

 

CONTATO

Tel.: (37) 3512-2000/(37) 3512-2030

E-mail: [email protected]