Faced Sênior

O Programa FACED Sênior, integrado ao Instituto de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (IPPEX), é um conjunto de projetos voltados para o público da terceira idade, com atividades especialmente dirigidas a cidadãos seniores, com percursos e conteúdos adequados à sua faixa etária. O programa oferece atividades que buscam promover o convívio entre iguais, possibilitando à partilha de experiência e consequente melhoria na qualidade de vida dos participantes, o que beneficia toda a sociedade.

O projeto oferta o curso de extensão “Envelhecimento e velhice – um novo jeito de ser”, que conta com uma carga horária de 120 horas, distribuídas em 4 módulos de 30 horas cada, sendo 24 horas presenciais e 6 horas de atividades complementares. Cada módulo tem a duração de 10 semanas, com 1 encontro presencial semanal de 3 horas-aula.

Os temas abordados durante os estudos são: “Direito e Cidadania”, “Saúde Biopsicossocial”, “Autogestão, Auto Defesa e Família” e “Cotidiano e Cultura – Aspectos Psicológicos e Sociais”. São ofertadas também as oficinas de “Informática Básica”, “Ginástica Funcional Sênior”, “Língua Portuguesa”, “Direito”, “Artes”, “Xadrez”, “Envelhecimento e Psicanálise”, em parceria com os alunos do Curso de Psicologia; e “Desenho Artístico”.

 

HISTÓRIA

As atividades do Programa FACED Sênior tiveram início em março de 2004, com a criação da primeira Faculdade Aberta para Terceira Idade do centro-oeste mineiro. Após a formatura da primeira turma em julho de 2005, e atendendo a novas demandas, houve por parte dos alunos o desejo de permanecer no Programa. Novas oficinas foram criadas dando ênfase a Arte de Envelhe (Ser). Além do projeto específico para pessoas com 50 anos, outros foram elaborados incluindo os familiares dos alunos. Portanto, o programa foi ampliado para atender jovens e adultos, oferecendo as oficinas de “Artes” (bordados, teatro, dança de salão, dança circular, canto livre, desenho artístico e pintura em tecido); “Treinamento da Memória” e “Alfabetização”.

A oficina da “Boa Convivência de Cuidadores de Idosos” ministrou seminários para autoconhecimento e apoio à relação mútua. A oficina “Centro de Ampliação do Conhecimento” aconteceu com o aprendizado de idiomas, tais como Inglês, Espanhol, Italiano e Língua Portuguesa. Noções básicas de “Informática” com o objetivo da inclusão digital completaram o círculo dos conhecimentos.

Eventos artísticos foram realizados em teatros, praças públicas, hospitais e instituições de longa permanência. O Programa FACED Sênior ainda teve uma revista publicada, intitulada “Almanaque” e o CD “Comece o Dia Cantando”, gravado pelos alunos da “Oficina Melodiarte”.

Em 2010, a Faculdade Aberta para Terceira Idade do Programa FACED Sênior alterou o seu perfil, buscando, assim, atualizar-se, dando abrangência para o cidadão, como pessoa que busca aprimorar o conhecimento.

 

Aula inaugural do programa Faced Sênior, realizada em fevereiro de 2018.

 

FUNCIONAMENTO

As atividades do Programa FACED Sênior acontecem três vezes por semana, sendo de terça à quinta-feira, de 13h30min às 17h.

 

CONTATO

Tel.: (37) 3512-2000/(37) 3512-2030

E-mail: [email protected]

 

Cursos
Endereço
Praça do Mercado 191,
rua Três de Outubro 44,
Centro, Divinópolis MG
CEP: 35500-048
(37) 3512-2000
Instagram

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Facebook