FACED participa do 1º SEMGED

Empresários, estudantes, professores e designer de Moda participaram desde a última segunda-feira, 20, do 1º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED). O evento gratuito organizado pelo Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda (NUPEVEM) e pela Coordenação do Curso Técnico em Produção de Moda do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, acontece pela primeira vez e ocorrerá no período de 20 a 22 de novembro de 2017, no CEFET-MG / Campus Divinópolis. Os estudantes do curso de Moda da Faculdade Divinópolis – FACED participam do evento apresentando trabalhos científicos desenvolvidos na instituição nos últimos anos.

O objetivo do SEMGED é criar um espaço interdisciplinar de diálogos acadêmicos a partir de debates científicos, tecnológicos, culturais e artísticos, bem como fazer a interação entre ensino, pesquisa e extensão. Essa primeira edição do evento será dedicada às questões relacionadas ao design, à moda, à gestão e à sustentabilidade, apontando novas alternativas para o desenvolvimento regional.

O Seminário conta com palestras, mesas-redondas, exposições de trabalhos, grupos de trabalho (GTs) e desfile de trabalhos de conclusão do curso técnico de Produção de Moda do CEFET- Campus Divinópolis e da Faculdade Divinópolis – FACED. Os GTs se dividem em Moda e Design; Processos Criativos e Inovação em Design de Moda; Processos Produtivos e Tecnologia em Moda; Modelagem, Desenvolvimento e Interpretação da Forma; Gestão, Cultura e Consumo de Moda; Sustentabilidade e Moda.

Nesta segunda-feira, 20, a abertura oficial contou com representantes de várias instituições de ensino da região de Divinópolis, sindicatos e da ONG Lixo e Cidadania; e lançamento do livro “O lixo do luxo: um modelo para o tratamento dos resíduos têxteis de polos industriais de confecção” da professora Maria Concebida Pereira do IFSULDEMINAS. Na sequência, a conferência de abertura com a temática “Slow Fashion e Sustentabilidade no segmento de confecção de vestuário contemporâneo” com a diretora do Museu da Moda de Belo Horizonte, Carolina Miranda Bicalho. No hall da instituição, foram expostos projetos da ONG Lixo & Cidadania, do Curso técnico de Produção de Moda do CEFET, do curso bacharel em Moda da Faculdade Divinópolis – FACED e da designer de moda Janete Costa. 

Na terça-feira, 21, houve uma redonda com a presença da coordenadora do curso bacharel em Moda da FACED, Cristiane Victer, da professora dos cursos de comunicação do Pitágoras, Clícia Machado, do professor do curso de moda da FACED e do curso de produção de moda do CEFET – MG, Rodrigo Bessa e da empresária da marca Arabesco, Iara Alves Pereira. O debate teve como temática “Moda, Design e Gestão: os desafios contemporâneos do setor confeccionista de Divinópolis e o desenvolvimento regional”. A discussão foi mediada pelo coordenador do Curso Técnico de Produção de Moda do CEFET- MG, professor Antônio Guimarães Campos. À noite, foram apresentados os artigos, resumos e pôsteres referentes aos grupos de trabalho.

No terceiro dia, 22, às 19h, serão premiados os melhores trabalhos e também acontecerá o desfile dos trabalhos de conclusão dos alunos do Curso Técnico de Produção de Moda no Ginásio do CEFET campus Divinópolis. 

 

A coordenadora do curso de Moda da FACED, professora Cristiane Victer, discursou na abertura do evento.

Compartilhe isto:
Cursos
Endereço
Praça do Mercado 191,
rua Três de Outubro 44,
Centro, Divinópolis MG
CEP: 35500-048
(37) 3512-2000
Instagram

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Facebook